Entramos numa nova fase de nossos estudos, onde iremos abordar as principais paletas do software, com suas inúmeras opções de funções e configurações para nossos trabalhos.
primeiramente, umas dicas:
as
paletas que não estiverem visíveis poderão ser habilitadas através da
opção WINDOW, localizada no menu principal. Basta um clic sobre o nome
da paleta.
as paletas possuem algumas características comuns, ilustradas na imagem abaixo:
o
quadrado vermelho indica o nome da paleta selecionada; no verde o menu
pop-up da paleta; e no rodapé, dois botões importantes: o primeiro
serve para criar um novo estilo, uma nova página etc, de acordo com a
paleta que estiver aberta; clicando e arrastando um item da paleta ele
gera uma cópia do item; e ainda pode mostrar as opções de um novo item,
quando damos um ALT+clic; ao lado, a lixeira, basta selecionar o item e
clicar na lixeira e ele será excluído.
outro atalho interessante
é qdo quisermos ocultar as paletas: SHIFT+TAB oculta todas menos a
caixa de ferramentas, TAB oculta todas.
PALETAS DE VISUALIZAÇÃO E INFORMAÇÕES DO DOCUMENTO
* NAVIGATOR
apresenta
uma visão geral do documento. No canto inferior esquerdo, a porcentagem
de aumento ou redução do documento; ao lado, o slider que permite
alterar o tamanho da área de visualização (o retângulo vermelho);
passando o mouse sobre o retângulo, você pode deslocar para selecionar
a área do documento que quer visualizar.
* PAGES
nessa
paleta vc controla as opções de editoração, como quantidade de páginas,
spreads (o conjunto de duas páginas espelhadas em uma publicação),
seleção da página que se quer trabalhar, aplicação das páginas master
(que determinam as configurações para todas as outras), controle de
numeração, inserção de páginas, criação de novas páginas mestras etc.
* INFO
essa
paleta traz informações importantes do documento: na parte superior, à
esquerda, o posicionamento exato do cursor (confira ou configure sempre
o seu ponto zero da régua para poder usar essa opção), e à direita a
posição do objeto selecionado (no caso, o retângulo verde); no quadro
azul, vemos informações referentes ao objeto selecionado, no caso as
cores de preenchimento e de contorno.
se estivermos trabalhando com
uma imagem importada, nessa área veremos todas as informações acerca da
imagem (veja a figura abaixo).
* LAYERS
assim como no photoshop e no illustrator, o InDesign
permite a criação e utilização de camadas (layers) distintas, onde
podemos obter maior controle sobre as imagens e textos inseridos, sem
alterar o documento principal.
um clic no "olho" em cada layer e ela
se torna oculta; um clic no quadrado ao lado, e ela fica bloqueada para
edição. Veja na figura acima: a layer 1 está invisível e bloqueada; a
layer 2 está visível e bloqueada; e a layer 3 está visível,
desbloqueada e selecionada (veja a cor diferente).
No rodapé, a
quantidade total de layers do documento. Um clic duplo na aba da layer
e opções de configuração irão aparecer, inclusive a opção de
diferenciar as layers por cores, o que pode ser muito útil quando se
trabalha com documentos de muitas layers.
No menu da paleta temos algumas opções adicionais, como por ex. bloquear ou deixar invisível todas as layers não selecionadas.
* LINKS (vínculos) - atalho: SHIFT+CTRL+D
uma das grandes vantagens em se usar o InDesign na editoração é que as imagens importadas são embutidas em preview, o que permite arquivos bem menores enquanto se está trabalhando.
na
hora de fechar nosso arquivo ele reunirá todas as imagens, fontes e
demais elementos utilizados e nos dará a opção de incorporá-los no
arquivo.
aí entra a função da paleta LINKS: ela permite o controle das imagens importadas.
primeiramente,
ela exibe uma lista das imagens utilizadas; com um duplo clic abre-se a
janela LINK INFORMATION, trazendo várias informações sobre a imagem. e
no rodapé as opções RELINK, GO TO LINK (para localizar a imagem na
página), UPDATE LINK (para atualizar a imagem após reeditá-la) e EDIT
ORIGINAL (assinaladas em vermelho na figura).
vejam a imagem abaixo:
no
exemplo temos 5 imagens linkadas: na primeira, o link se perdeu (o
arquivo foi deletado, renomeado ou movido para outra pasta) - para
corrigir RELINK; na segunda, o link foi modificado (a imagem original
foi editada) - para corrigir UPDATE LINK; as outras 3 estão ok.
o número 1 ao lado de cada link indica a página em que se encontra a imagem.
* STROKE (contorno) - atalho: F10
o
campo WEIGHT define a largura do contorno; em CAP e JOIN, opções para
configuração das extremidades do objeto; ALIGN STROKE define se o
contorno fica dentro, fora ou centralizado em relação ao path; em TYPE,
as várias opções de traço para o contorno; START e END definem
elementos no início e no final do caminho, como uma flecha ou um
círculo; GAP COLOR e GAP TINT define cor e intensidade para linhas
sobrepondo pontilhados.
* COLOR (cor) - atalho: F6
aqui
define-se as cores de contorno e preenchimento, é apresentada a
numeração da cor, pode-se alterar cor de texto, etc; à esquerda aparece
um quadrado com uma seta, apresentando a última cor selecionada e
permitindo a aplicação rápida dela no próximo objeto selecionado (aqui
também aparece um aviso quando a cor estiver fora do gamut). embaixo
temos uma paleta de cores, onde passando-se o cursor ele se transforma
num conta-gotas e aplica , com um clic, a cor no objeto que estiver
selecionado.
no menu pop-up temos a opção de alterar o modo de cores entre RGB, CMYK e LAB.
* TRANSPARENCY (transparência) - atalho: SHIFT+F10
aplica
transparência ao objeto selecionado, bastando apenas deslizar o slide à
direita ou digitar um percentual de transparência; com ISOLATE BLENDING
e KNOCKOUT GROUP habilitados, existem variações na aplicação dos
efeitos que personalizam seu trabalho, em casos onde há sobreposição de
objetos.
* GRADIENT (gradiente ou degradê)
aplica degradê ao objeto selecionado, permitindo escolha do tipo (linear ou radial) e seleção de cores.
as paletas de estilos, que são verdadeiros gerenciadores
de nossos projetos.
Em todas elas temos, no menu pop-up, opções para configuração, como criação de estilos, load e
save de estilos etc. Explore!
* SWATCHES - atalho: F5
aqui ficam armazenadas as informações de cores e gradientes de nosso documento, inclusive para
utilização em outros projetos, bastando dar um load no style dentro de um outro documento.
a paleta irá exibir o modo de cores (CMYK, RGB, LAB), a porcentagem de matiz da cor, se a cor é
uma cor especial, como Pantones, cor de papel, cor de registro, se a cor tem paralelo no CMYK,
uma amostra visual da cor, e no rodapé, a opção de exibir apenas gradientes ou apenas cores.
se uma ilustração é importada e contém informações extras de cores, como um gradiente diferente
ou uma cor spot, essas informações são automaticamente incorporadas na paleta.
veja a img abaixo:
em nosso documento temos 6 cores CMYK, 3 cores RGB e um novo gradiente incorporado (note que os
ícones são diferentes).
sabemos que para impressão devemos trabalhar com CMYK; nesse caso basta um duplo clic sobre a
cor e abre-se uma janela onde podemos alterar o mode da cor pra CMYK, tudo isso em apenas
2 clics, garantindo qualidade ao seu impresso.
o quadrado cinza ao lado do ícone indica que a cor, mesmo sendo RGB, oferece uma cor process
em CMYK compatível para a alteração, ou seja, não se trata de uma cor especial.
* PARAGRAPH STYLES - atalho: F11
* CHARACTER STYLES - atalho: SHIFT+F11
para quem trabalha mais diretamente com editoração, essas paletas agilizam muito o trabalho.
imagine que você trabalhe fazendo uma revista quinzenal. criar styles para texto, com tipo e
tamanho de fonte, cor de texto, recuo de parágrafo, hifenização, justificação, itálicos, negritos,
etc, e depois poder selecionar seu texto e aplicar as alterações em um clic, é muito bom.
acompanhe o exemplo abaixo, e veja como é simples:
aproximando, vemos 2 estilos de caracteres presets, nomeados ÊNFASE e FORTE:
depois de selecionar o texto onde aplicar o style, damos um clic em ÊNFASE e o style já está aplicado:
e agora aplicando o style FORTE:
* OBJECT STYLES - atalho: CTRL+F7
da mesma forma, os objetos e shapes também podem ser gerenciados através da paleta, e isso inclui
cores de preenchimento e contorno, espessura de contorno, corner effects (cantos arredondados,
quadrados etc), drop shadow, transparencia, contornos pontilhados, text wrap etc.
veja as ilustrações com configurações básicas de frame gráfico e de texto - note que conforme a seleção
feita, altera-se a indicação na paleta:
embora pareça meio complicado no início para configurar, a agilidade que se ganha trabalhando
com estilos/presets compensa, e muito, o esforço inicial.
* TRANSFORM - atalho: F9
oferece informações sobre um objeto, tanto em relação a si mesmo, como seu tamanho e percentuais de
ampliação,redução, inclinação, distorção,rotação e reflexão, como em relação à página, como sua posição
nos eixos X e Y.
essa ferramenta é muito boa para alterações precisas em um objeto, através de valores matemáticos.
* CONTROL - atalho: ALT+CTRL+6
Redução da imagem: 86% do seu tamanho original [ 923 x 50 ]
essa
paleta é como um painel de comandos, onde várias ferramentas são
colocadas simultaneamente, oferecendo mais agilidade quando se precisa
de muitas ferramentas disponíveis simultaneamente.
nela temos todas
as ferramentas da paleta TRANSFORM, o tipo e a espessura do STROKE, as
opções do OBJECT STYLE e o CLEAR OVERRIDES para deletar preenchimentos,
entre outras.
*ALIGN - atalho: SHIFT+F7
sua função é alinhar ou distribuir objetos entre si.
selecionando 2 objetos vc pode alinhá-los pela esquerda, pelo centro, pela direita, sobrepô-los, distribuí-los
a uma distância predeterminada etc.
* PATHFINDER
com um clic pode-se transformar um retângulo em uma elipse ou um triângulo, com a opção CONVERT SHAPE.
e selecionando 2 objetos encontra-se aqui as opções de ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, INTERSEÇÃO, EXCLUSÃO e MINUS BACK. brinque e crie!
* TEXT WRAP - atalho: ALT+CTRL+W
essa é a famosa ferramenta que faz seu texto contornar um objeto ou uma imagem.
ideal
para a diagramação de jornais e revistas, onde precisamos colocar uma
"forma" em nosso texto, contornando uma imagem recortada, acompanhando
seus contornos.
oferece opções de configuração matemática da distância em relação ao objeto em cada um dos 4 lados individualmente.
* PAGEMAKER TOOLBAR
para os mais saudosistas, ou àqueles que estão na transição entre o Pagemaker e o InDesign,
a Adobe não os deixou órfãos: sinta-se em casa, enquanto se acostuma
com o novo software, utilizando os principais comandos do Pagemaker
dentro do InDesign!!
* SEPARATIONS PREVIEW - atalho: SHIFT+F6
precisa conferir as separações de cores enquanto trabalha? dê um SHIFT+F6 e utilize essa paleta,
onde além de conferir, você pode alterar esses dados; no menu-popup você ainda pode acessar o INK MANAGER para o seu job.
Enfim, essas são as principais paletas e seus comandos.
primeiramente, umas dicas:
as
paletas que não estiverem visíveis poderão ser habilitadas através da
opção WINDOW, localizada no menu principal. Basta um clic sobre o nome
da paleta.
as paletas possuem algumas características comuns, ilustradas na imagem abaixo:
o
quadrado vermelho indica o nome da paleta selecionada; no verde o menu
pop-up da paleta; e no rodapé, dois botões importantes: o primeiro
serve para criar um novo estilo, uma nova página etc, de acordo com a
paleta que estiver aberta; clicando e arrastando um item da paleta ele
gera uma cópia do item; e ainda pode mostrar as opções de um novo item,
quando damos um ALT+clic; ao lado, a lixeira, basta selecionar o item e
clicar na lixeira e ele será excluído.
outro atalho interessante
é qdo quisermos ocultar as paletas: SHIFT+TAB oculta todas menos a
caixa de ferramentas, TAB oculta todas.
PALETAS DE VISUALIZAÇÃO E INFORMAÇÕES DO DOCUMENTO
* NAVIGATOR
apresenta
uma visão geral do documento. No canto inferior esquerdo, a porcentagem
de aumento ou redução do documento; ao lado, o slider que permite
alterar o tamanho da área de visualização (o retângulo vermelho);
passando o mouse sobre o retângulo, você pode deslocar para selecionar
a área do documento que quer visualizar.
* PAGES
nessa
paleta vc controla as opções de editoração, como quantidade de páginas,
spreads (o conjunto de duas páginas espelhadas em uma publicação),
seleção da página que se quer trabalhar, aplicação das páginas master
(que determinam as configurações para todas as outras), controle de
numeração, inserção de páginas, criação de novas páginas mestras etc.
* INFO
essa
paleta traz informações importantes do documento: na parte superior, à
esquerda, o posicionamento exato do cursor (confira ou configure sempre
o seu ponto zero da régua para poder usar essa opção), e à direita a
posição do objeto selecionado (no caso, o retângulo verde); no quadro
azul, vemos informações referentes ao objeto selecionado, no caso as
cores de preenchimento e de contorno.
se estivermos trabalhando com
uma imagem importada, nessa área veremos todas as informações acerca da
imagem (veja a figura abaixo).
* LAYERS
assim como no photoshop e no illustrator, o InDesign
permite a criação e utilização de camadas (layers) distintas, onde
podemos obter maior controle sobre as imagens e textos inseridos, sem
alterar o documento principal.
um clic no "olho" em cada layer e ela
se torna oculta; um clic no quadrado ao lado, e ela fica bloqueada para
edição. Veja na figura acima: a layer 1 está invisível e bloqueada; a
layer 2 está visível e bloqueada; e a layer 3 está visível,
desbloqueada e selecionada (veja a cor diferente).
No rodapé, a
quantidade total de layers do documento. Um clic duplo na aba da layer
e opções de configuração irão aparecer, inclusive a opção de
diferenciar as layers por cores, o que pode ser muito útil quando se
trabalha com documentos de muitas layers.
No menu da paleta temos algumas opções adicionais, como por ex. bloquear ou deixar invisível todas as layers não selecionadas.
* LINKS (vínculos) - atalho: SHIFT+CTRL+D
uma das grandes vantagens em se usar o InDesign na editoração é que as imagens importadas são embutidas em preview, o que permite arquivos bem menores enquanto se está trabalhando.
na
hora de fechar nosso arquivo ele reunirá todas as imagens, fontes e
demais elementos utilizados e nos dará a opção de incorporá-los no
arquivo.
aí entra a função da paleta LINKS: ela permite o controle das imagens importadas.
primeiramente,
ela exibe uma lista das imagens utilizadas; com um duplo clic abre-se a
janela LINK INFORMATION, trazendo várias informações sobre a imagem. e
no rodapé as opções RELINK, GO TO LINK (para localizar a imagem na
página), UPDATE LINK (para atualizar a imagem após reeditá-la) e EDIT
ORIGINAL (assinaladas em vermelho na figura).
vejam a imagem abaixo:
no
exemplo temos 5 imagens linkadas: na primeira, o link se perdeu (o
arquivo foi deletado, renomeado ou movido para outra pasta) - para
corrigir RELINK; na segunda, o link foi modificado (a imagem original
foi editada) - para corrigir UPDATE LINK; as outras 3 estão ok.
o número 1 ao lado de cada link indica a página em que se encontra a imagem.
* STROKE (contorno) - atalho: F10
o
campo WEIGHT define a largura do contorno; em CAP e JOIN, opções para
configuração das extremidades do objeto; ALIGN STROKE define se o
contorno fica dentro, fora ou centralizado em relação ao path; em TYPE,
as várias opções de traço para o contorno; START e END definem
elementos no início e no final do caminho, como uma flecha ou um
círculo; GAP COLOR e GAP TINT define cor e intensidade para linhas
sobrepondo pontilhados.
* COLOR (cor) - atalho: F6
aqui
define-se as cores de contorno e preenchimento, é apresentada a
numeração da cor, pode-se alterar cor de texto, etc; à esquerda aparece
um quadrado com uma seta, apresentando a última cor selecionada e
permitindo a aplicação rápida dela no próximo objeto selecionado (aqui
também aparece um aviso quando a cor estiver fora do gamut). embaixo
temos uma paleta de cores, onde passando-se o cursor ele se transforma
num conta-gotas e aplica , com um clic, a cor no objeto que estiver
selecionado.
no menu pop-up temos a opção de alterar o modo de cores entre RGB, CMYK e LAB.
* TRANSPARENCY (transparência) - atalho: SHIFT+F10
aplica
transparência ao objeto selecionado, bastando apenas deslizar o slide à
direita ou digitar um percentual de transparência; com ISOLATE BLENDING
e KNOCKOUT GROUP habilitados, existem variações na aplicação dos
efeitos que personalizam seu trabalho, em casos onde há sobreposição de
objetos.
* GRADIENT (gradiente ou degradê)
aplica degradê ao objeto selecionado, permitindo escolha do tipo (linear ou radial) e seleção de cores.
as paletas de estilos, que são verdadeiros gerenciadores
de nossos projetos.
Em todas elas temos, no menu pop-up, opções para configuração, como criação de estilos, load e
save de estilos etc. Explore!
* SWATCHES - atalho: F5
aqui ficam armazenadas as informações de cores e gradientes de nosso documento, inclusive para
utilização em outros projetos, bastando dar um load no style dentro de um outro documento.
a paleta irá exibir o modo de cores (CMYK, RGB, LAB), a porcentagem de matiz da cor, se a cor é
uma cor especial, como Pantones, cor de papel, cor de registro, se a cor tem paralelo no CMYK,
uma amostra visual da cor, e no rodapé, a opção de exibir apenas gradientes ou apenas cores.
se uma ilustração é importada e contém informações extras de cores, como um gradiente diferente
ou uma cor spot, essas informações são automaticamente incorporadas na paleta.
veja a img abaixo:
em nosso documento temos 6 cores CMYK, 3 cores RGB e um novo gradiente incorporado (note que os
ícones são diferentes).
sabemos que para impressão devemos trabalhar com CMYK; nesse caso basta um duplo clic sobre a
cor e abre-se uma janela onde podemos alterar o mode da cor pra CMYK, tudo isso em apenas
2 clics, garantindo qualidade ao seu impresso.
o quadrado cinza ao lado do ícone indica que a cor, mesmo sendo RGB, oferece uma cor process
em CMYK compatível para a alteração, ou seja, não se trata de uma cor especial.
* PARAGRAPH STYLES - atalho: F11
* CHARACTER STYLES - atalho: SHIFT+F11
para quem trabalha mais diretamente com editoração, essas paletas agilizam muito o trabalho.
imagine que você trabalhe fazendo uma revista quinzenal. criar styles para texto, com tipo e
tamanho de fonte, cor de texto, recuo de parágrafo, hifenização, justificação, itálicos, negritos,
etc, e depois poder selecionar seu texto e aplicar as alterações em um clic, é muito bom.
acompanhe o exemplo abaixo, e veja como é simples:
aproximando, vemos 2 estilos de caracteres presets, nomeados ÊNFASE e FORTE:
depois de selecionar o texto onde aplicar o style, damos um clic em ÊNFASE e o style já está aplicado:
e agora aplicando o style FORTE:
* OBJECT STYLES - atalho: CTRL+F7
da mesma forma, os objetos e shapes também podem ser gerenciados através da paleta, e isso inclui
cores de preenchimento e contorno, espessura de contorno, corner effects (cantos arredondados,
quadrados etc), drop shadow, transparencia, contornos pontilhados, text wrap etc.
veja as ilustrações com configurações básicas de frame gráfico e de texto - note que conforme a seleção
feita, altera-se a indicação na paleta:
embora pareça meio complicado no início para configurar, a agilidade que se ganha trabalhando
com estilos/presets compensa, e muito, o esforço inicial.
* TRANSFORM - atalho: F9
oferece informações sobre um objeto, tanto em relação a si mesmo, como seu tamanho e percentuais de
ampliação,redução, inclinação, distorção,rotação e reflexão, como em relação à página, como sua posição
nos eixos X e Y.
essa ferramenta é muito boa para alterações precisas em um objeto, através de valores matemáticos.
* CONTROL - atalho: ALT+CTRL+6
Redução da imagem: 86% do seu tamanho original [ 923 x 50 ]
essa
paleta é como um painel de comandos, onde várias ferramentas são
colocadas simultaneamente, oferecendo mais agilidade quando se precisa
de muitas ferramentas disponíveis simultaneamente.
nela temos todas
as ferramentas da paleta TRANSFORM, o tipo e a espessura do STROKE, as
opções do OBJECT STYLE e o CLEAR OVERRIDES para deletar preenchimentos,
entre outras.
*ALIGN - atalho: SHIFT+F7
sua função é alinhar ou distribuir objetos entre si.
selecionando 2 objetos vc pode alinhá-los pela esquerda, pelo centro, pela direita, sobrepô-los, distribuí-los
a uma distância predeterminada etc.
* PATHFINDER
com um clic pode-se transformar um retângulo em uma elipse ou um triângulo, com a opção CONVERT SHAPE.
e selecionando 2 objetos encontra-se aqui as opções de ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, INTERSEÇÃO, EXCLUSÃO e MINUS BACK. brinque e crie!
* TEXT WRAP - atalho: ALT+CTRL+W
essa é a famosa ferramenta que faz seu texto contornar um objeto ou uma imagem.
ideal
para a diagramação de jornais e revistas, onde precisamos colocar uma
"forma" em nosso texto, contornando uma imagem recortada, acompanhando
seus contornos.
oferece opções de configuração matemática da distância em relação ao objeto em cada um dos 4 lados individualmente.
* PAGEMAKER TOOLBAR
para os mais saudosistas, ou àqueles que estão na transição entre o Pagemaker e o InDesign,
a Adobe não os deixou órfãos: sinta-se em casa, enquanto se acostuma
com o novo software, utilizando os principais comandos do Pagemaker
dentro do InDesign!!
* SEPARATIONS PREVIEW - atalho: SHIFT+F6
precisa conferir as separações de cores enquanto trabalha? dê um SHIFT+F6 e utilize essa paleta,
onde além de conferir, você pode alterar esses dados; no menu-popup você ainda pode acessar o INK MANAGER para o seu job.
Enfim, essas são as principais paletas e seus comandos.
Qui Ago 12, 2010 11:50 pm por Igor_Ruiz
» Jogadores do Santos destratam Robinho e torcedor na internet
Qui Ago 12, 2010 11:41 pm por Igor_Ruiz
» Photoshop: Faça um cubo mágico com uma fotografia sua!
Qua Ago 11, 2010 7:49 pm por Igor_Ruiz
» [BANNER] HI-CHEATS
Sáb Ago 07, 2010 4:21 am por Igor_Ruiz
» Seja uma "Parceiro" do Artistic-Tea.
Sáb Ago 07, 2010 3:56 am por Igor_Ruiz
» 1º SOTW - Tema - Carros
Qui Ago 05, 2010 12:00 am por Matheus
» Dúvidas | Elogios | Criticas
Sáb Jul 31, 2010 3:27 pm por Igor_Ruiz
» Allan se apresenta!
Sex Jul 30, 2010 5:23 pm por Igor_Ruiz
» Gerenciar os Widgets do Fórum
Qua Jul 28, 2010 10:25 pm por Freddy